- Nº 1626 (2005/01/27)

<font color=0093dd>Regionalização para quando?</font>

Em Foco

A coordenadora da CDU de Faro alerta os algarvios para o que considera «mais um dos constantes ziguezagues que constituem a imagem de marca do Partido Socialista». O ziguezague desta vez refere-se à regionalização e veio pela voz do próprio secretário-geral do PS, José Sócrates, para quem a regionalização só é matéria «a ter em consideração daqui a quatro anos» e que afirma ser «escandaloso» o pouco dinamismo das áreas metropolitanas.
Para a coligação, está-se perante uma «verdadeira gincana». A CDU considera «fantástico» pretender-se manter essa coisa que existe apelidada de «desconcertação» e, simultaneamente, afirmar querer progredir no caminho de uma efectiva regionalização. Tudo, lembra a CDU, «ao mesmo tempo que diz pretender “libertar” as câmaras municipais da dependência das receitas de construção e equilibrar as finanças públicas não pondo, portanto, em causa o Pacto de Estabilidade».
A coligação PCP-PEV, lembrando o lema eleitoral do PS («Voltar a acreditar em Portugal»), questiona como será isto possível com todas as reviravoltas feitas pelo PS. «Do mesmo modo que o PSD não pode estar no Governo e na oposição ao mesmo tempo, o PS não pode ter dirigentes e posições para todos os gostos e feitios consoante os seus interesses», afirma a coordenadora da CDU de Faro, lembrando que «dirigentes nacionais (do PS) dizem não à regionalização, dirigentes regionais dizem sim e no meio ficam os algarvios na mesma, a assistir ao retrocesso constante da região». Para a coligação, já basta! É tempo de mudar, com a CDU.